Quem sou eu

“Empreender na Administração Pública para facilitar a vida de quem quer empreender na Iniciativa Privada”;

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no André, mas se veio até aqui, é porque possui o mínimo interesse de saber um pouco mais sobre ele. Então vamos lá.

Nascido e criado no bairro Limeira, em Brusque (SC), teve desde muito cedo intimidade com o esporte. Estudante da Escola Pública Municipal Professora Augusta Dutra de Souza, foi convidado a estudar no Colégio Cônsul Carlos Renaux ainda no ensino fundamental, com bolsa integral devido ao seu desempenho esportivo em competições municipais e estaduais.

Em 2005, concluiu o ensino médio no Colégio Cônsul e, aos 17 anos, ingressou no curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A partir de 2006, morando em Florianópolis (SC), continuou com a prática desportiva. No basquete, iniciou sua carreira como técnico, paralelo às atividades de professor no Instituto Estadual de Educação.

Formou-se em 2011 e decidiu retornar para sua cidade natal. No mesmo ano, começou a empreender no varejo, sentindo na pele todas as dificuldades impostas pela burocracia, alta carga tributária, legislações engessadas e ultrapassadas, que tornam o Brasil um país nocivo enquanto ambiente de negócios.

Em 2014, indignado com a situação política do país, que castigava não só a classe empresarial, mas a sociedade como um todo, resolveu iniciar uma nova jornada, ingressando no curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Balneário Camboriú.

Participou do movimento estudantil, tendo sido presidente do Centro Acadêmico de Administração Pública (CAAP), e presidente da Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas (FENECAP). Pelo trabalho desempenhado, recebeu comendas de congratulações e aplausos da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

André Vechi no Desfile de 7 de Setembro.
Na área pública, iniciou como bolsista na UDESC, passando por um estágio no setor de contabilidade e finanças na Prefeitura de Balneário Camboriú, ainda em 2014. No ano seguinte foi convidado pelo então prefeito Napoleão Bernardes a compor a equipe da Secretaria de Gestão Governamental na Prefeitura de Blumenau (SC). Neste período, na condição de Gerente de Programas e Projetos de Governo, recebeu junto a sua equipe os prêmios nas áreas de empreendedorismo e transparência.
 

Em 2018, recebeu convite para compor a equipe de Governo na Prefeitura de Brusque, voltando mais uma vez para sua terra natal. Foi Coordenador, Assessor Técnico, e atualmente é Diretor na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

Atua diretamente em projetos de transparência, desburocratização, equilíbrio fiscal, empreendedorismo e inovação.

Dirige, junto com a equipe do SEBRAE, o Programa “Cidade Empreendedora”, que busca implementar ações e projetos que transformem Brusque em um ambiente favorável para negócios, facilitando a vida de quem quer empreender, além da melhoria de processos internos na gestão municipal.

Em 2019, se formou em Administração Pública, e busca aplicar em seu dia a dia as melhores práticas de governo, visando uma gestão pública eficiente, inovadora, orientada para resultados, e com um olhar humanizado pensando nas pessoas.

Assim como muitos brasileiros, André ouviu durante toda sua vida que o Estado é ineficiente e que o atraso é a regra vigente. Descobriu, na prática, que com trabalho, dedicação, estudo, e acompanhado de uma boa equipe, é possível transformar a administração pública brasileira.
 
André é um exemplo de que, quando se quer fazer as coisas do jeito certo, sem atalhos, e com profissionalismo, #DáPraFazer.